sábado, 16 de fevereiro de 2013

O que é o Caminho do Yoga?



"A entidade humana não é apenas uma entidade física - você é algo mais sutil, mais doce, mais encantador e mais fascinante." 
Srii Srii Anandamurti


O termo Yoga provém da raiz sâncrita yuj que significa “atrelar”, “juntar”, “unir” e também significa “preparado” ou  “adequado”. O Yoga tem como objetivo a realização da união entre o indivíduo e o absoluto.

A obra “Yoga Sutras de Patanjali” é um tratado clássico da filosofia do Yoga e uma compilação dos principais aspectos deste sistema filosófico. O resumo é aquilo que se convenciona chamar de Ashtanga Yoga, ou os 8 (oito) passos ou pilares da Yoga clássica. O principal mérito dos sutras do Yoga foi estabelecer um código regulador da prática baseado em preceitos éticos e numa delimitação dos conceitos teóricos.

Nesta obra Patanjali afirma que o segundo sutra é o mais importante, resumindo todos os outros sutras e a definição de Yoga: Yogaçcittavrttinirodhah || 2 || , que quer dizer de forma resumida “O Yoga é o recolhimento das atividades da mente” ou “O Yôga é o cessar das oscilações mentais”. É a desindentificação com a nossa mente em seus processos negativos e a partir daí o contato com sua essência interior mais pura. Em outras palavras é “Transformar consciência humana em consciência divina” Jaideva Singh.

A prática de Hatha Yoga, ou a parte física do Yoga, é composta de Ásanas (posturas corporais), Pranayama (controle da respiração), Pratyara (desligar os sentidos do mundo físico) e Dharana (concentração). Estas são alguns dos 8 (oito) pilares ou passo da filosofia do Yoga, que tem como propósito sutil ajudar a mente a aquietar-se na vivência da meditação.

Entretanto há ainda 4 (quatro) pontos restantes fundamentais para vivenciar o caminho do Yoga que são os princípios éticos para consigo mesmo – Niyama – e para com o mundo – Yama. Além destes há o Dhyana (meditação) e por fim o Samádhi (união com a consciência cósmica). O filósofo e mestre Srii Srii Anandamurti resumiu em uma frase como entender estes princípio “A base é a moralidade, o meio é a prática e a meta é a união”.

A prática indiscriminada do Yoga leva muitos praticantes a erros de método, que podem causar danos ao organismo físico e psíquico. Mas o erro mais freqüente é de natureza conceitual, fazendo boa parte dos praticantes acreditar que a perfeição do corpo é imprescindível para a prática física adequada de Yoga.

Os sutras, textos considerados sagrados, deixam claro que o Yoga atua em um nível mais sutil em nós, trabalha a nossa mente, e o corpo é apenas uma ferramenta adicional para o correto desempenho prático. Assim fica claro que o Yoga é para todos, em sua filosofia e prática, sem nenhum tipo de restrição.

O caminho do Yoga existente há milhares de anos, é atemporal e ao mesmo tempo contemporâneo, pois foi desenvolvido para o ser humano subentendendo-se que ele está sempre em um processo gradual e progressivo em direção a sua essência.

Vivenciar o caminho do Yoga é conseguir o controle psico-físico transcendendo todos os fatores limitantes para alcançar o grau de consciência mais elevado, conhecido na filosofia do Yoga como supra-consciência ou samadhii.

Através dessa prática que tem como base o aprimoramento físico e espiritual trilhamos o caminho rumo ao autoconhecimento, rumo ao nosso estado original de tranqüilidade. No nível físico experimentamos diversos benefícios como o fortalecimento e alongamento dos músculos, o massageamento e ativação dos órgãos internos, o equilíbrio das funções das glândulas endócrinas, o aumento da nossa energia e eficiência nas tarefas do dia-a-dia, o aumento da criatividade e concentração, a melhora do metabolismo, a remoção do excesso de peso, etc. No nível sutil ficamos mais fortes internamente, mais estruturados, e o mundo externo, dessa forma, vai deixando de nos afetar negativamente.

Na verdade o Yoga não se faz, se vive! E vivendo no caminho do Yoga trilhamos um percurso para alcançar nossas capacidades ilimitadas, o que somente é possível quando encontramos nossa essência interior.

Namaskar

Texto: Gabriella Fernandes – (Gayatrii)

Referência Bibliográfica :
·        “A liberação da mente através do Tantra Yoga” Ananda Marga Publicações.
·        “Os Yogasutras de Patañjali: Traduzidos do sânscrito e comentados por Carlos Eduardo G. Barbosa”.
·        “Yoga para corredor” Luiz Abertini.

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